Prefeitura planta mais de 5 mil mudas em escolas da rede municipal

Em maio, os Cmei’s Anita Malfatti e Clarice Lispector foram os escolhidos para desenvolver o projeto da Prefeitura de Anápolis

Da Redação

O Projeto Patiolindo, realizado pela Prefeitura, via Pró-Água, já plantou mais de 5 mil mudas de árvores nativas do Cerrado em escolas da rede municipal de ensino de Anápolis, tudo isso em três meses de projeto. A ação, idealizada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, objetiva desenvolver o interesse das crianças pelo zêlo com a natureza, assim como despertar o pensamento coletivo.

Nos últimos dias, 1.936 mudas foram plantadas no Cmei Anita Malfatti, no Bairro Adriana Parque. Os alunos matriculados na escola, passarão o dia convivendo com pingos de ouro, quaresmeiras, oitis, ipês, cagaitas, pequis e pentas. Os alunos ganharão até um espaço novo para brincar, pois a equipe otimizou os 70 metros de grama que foram montados no local para fazer um campinho de futebol.

O Cmei Clarice Lispector, no Bairro Calixtolândia, recebeu igualmente uma visita esse mês. A escola ganhou 1.651 mudas, entre elas: ipês, pequis, jambos, cagaitas, jacarandás mimoso, cegas machado, goiabas, amoras, oitis, abacates, éricas, margaridas e petúnias azuis.

O projeto já funciona desde fevereiro deste ano e, até agora, as seguintes escolas já se beneficiaram dele: Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto, na Vila União; Cmei Profª Cinthya Rodrigues Costa dos Santos, no Parque São Conrado; Cmei Anita Malfatti, no Bairro Adriana Parque; e Cmei Clarice Lispector, no Bairro Calixtolândia. A próxima a ser contemplada com 1,8 mil mudas será o Cmei Leonor Marques, no Jardim Itália.

Os professores do Cmei Profª Cinthya Rodrigues Costa dos Santos já inseriram na rotina das crianças o cuidado com as plantas. Aliás, a pequena Giulia Alves de Souza, 5 anos, ama a atividade. “Se não molhar, elas ficam secas, aí elas morrem e não têm mais plantinhas ‘para sempre’. Daqui uns dias elas vão fazer sombra para a gente ficar sentado, ler livro, brincar e contar historinha”, falou a aluna do Jardim II.

Ecossistema
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem o carinho de plantar somente espécies nativas do Cerrado, para assegurar a boa adaptação ao solo e ao ambiente do município. Vale lembrar ainda que, todas as mudas são previamente cuidadas nos viveiros da Prefeitura de Anápolis. “A escolha depende de como é o solo da unidade de ensino. Se é muito úmido, colocamos plantas que irão drená-lo, como é o caso da bananeira”, falou o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Anápolis, Antônio Zayek. “Além de criarmos ambientes mais bonitos e agradáveis, estamos trazendo o convívio com verde para dentro das escolas”, complementou.

You may also like