Por telefone Polícia Militar ajuda a salvar bebê engasgado com água

A criança engasgou durante o banho, perdendo os sinais vitais. A mãe ligou no 190 e recebeu a ajuda da PM

Da Redação

Graças ao preparo da equipe do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), uma bebê de apenas 16 dias foi salva de um engasgamento. O caso ocorreu na última sexta-feira (12), em Águas Lindas de Goiás, região do Entorno do Distrito Federal. Quem atendeu a ocorrência pelo telefone foi a cabo Priscila, que estava em plantão junto com os soldados Martha e Dantas.

Segundo a cabo Priscila, a mãe ligou para o 190 por volta das 15h30 desesperada, pois havia entrado água no nariz da filha, que acabou se engasgando durante o banho. No momento da ligação, a bebê já estava com o rosto arroxeado. A primeira orientação foi no sentido de acalmar a mulher, para que ela pudesse realizar o procedimento da forma correta. “Quando consegui deixar a mãe mais tranquila, dei as orientações e ela realizou a manobra de Heimlich, técnica que limpa as vias aéreas, por quatro vezes”.

Anúncio

Ao mesmo tempo em que orientava a mãe, a equipe entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para que se deslocasse à casa da família. Quando chegaram ao local, a bebê já estava respirando normalmente. “Geralmente, as pessoas procuram o Corpo de Bombeiros, porque o procedimento é feito por eles, mas a mãe disse que o número da PM foi o primeiro que ela pensou no momento”, informou a militar.

Após o sucesso no salvamento, a equipe que auxiliou na ocorrência telefônica fez questão de visitar mãe e bebê. A policial militar disse que ficou bastante emocionada ao ver a menina. “Em seis anos de Copom, essa é a segunda ocorrência do tipo que atendo. Posso dizer que é uma sensação gratificante, na verdade é inexplicável, poder ajudar a salvar um bebê”.

Priscila ainda destacou que a atenção da mãe e o seguimento à risca dos procedimentos foi fundamental para que a ocorrência terminasse bem, recuperando, de forma total, os sinais vitais da criança.

Com informações da Secretaria de Comunicação

Anúncio

You may also like